sexta-feira, 17 de setembro de 2010

El colegiado Bambridge se tragó un gol antológico de Míchel a Brasil

[foto de la noticia]A la selección española de Miguel Muñoz le tocó estrenarse en el Mundial de México 86 con un buen morlaco. El Brasil de Sócrates y Alemao era su primer rival. El partido marchaba bien para el combinado español hasta que llegó el minuto 52. Míchel lanzó un misil que dio en el larguero y salió rebotado después de
impactar tras la línea de la meta defendida por el portero Carlos. Un golazo en toda regla para todo el mundo, pero no para el colegiado australiano Bambridge, que lo anuló y pasó a engrosar la lista de afrentas de La Roja.

sábado, 4 de setembro de 2010

APERTA O FUNIL DA SEGUNDONA

       A Segundona Gaúcha começou neste ano com 27 clubes e agora apenas oito seguem na busca do título e, principalmente, do acesso ao Gauchão 2011. Pelo meio do caminho já ficaram clubes favoritos. O Brasil de Pelotas fez um fiasco ao cair já na primeira fase. Com dinheiro e estrutura, também ficaram pelo caminho, o Glória de Vacaria, o Cerâmica de Gravataí e o Santo Ângelo, todos eliminados na segunda fase, onde também caiu o tradicional Grêmio Bagé. Três Passos e Panambi, mesmo com o apoio das comunidades e das prefeituras, também não passaram para a terceira fase, que será a fase semifinal, com dois quadrangulares. Destes dois quadrangulares, irão passar dois times de cada grupo para o quadrangular final. A Segundona é um verdadeiro funil. Eu que acompanho de perto posso afirmar que é um dos campeonatos mais equilibrados e difíceis que existe. Muitos favoritos e candidatos ao acesso já ficaram pelo caminho. Neste ano o campeonato se transformou numa verdadeira maratona. A competição iniciou em 30 de janeiro e vai até 27 de junho, com jogos praticamente em todos os meios de semana, além de todos os finais de semana. Desde o início da segunda fase, no dia 11 de abril, os times não tiveram mais nenhuma folga e será assim até o final. Viva a Maratona, viva o desgaste. Pra subir, além de time, o clube terá que ter elenco, estrutura, bons preparadores físicos, suplementação alimentar, boas refeições e muita concentração.  A partir da primeira rodada da fase semifinal, a TVCOM passa a transmitir um jogo ao vivo por rodada, sendo o primeiro na quinta-feira, às 15 horas, entre Cruzeiro e Guarany de Bagé, dois campeões estaduais, ao vivo do Estrelão. Pela pontuação da segunda fase observamos o equilíbrio das equipes. O melhor classificado foi o Riograndense de Santa Maria com 22 pontos, seguido pelo Guarany de Bagé com 19, Lajeadense e SERC Brasil com 18 e os quatro outros classificados (Cruzeiro, Rio Grande, São Paulo e Passo Fundo) fizeram 17 pontos. Confira os times sobreviventes:

Chave 7Riograndense de Santa Maria
Guarany de Bagé
Brasil de Farroupilha
Cruzeiro de Porto Alegre
Chave 8Lajeadense
São Paulo de Rio Grande
Passo Fundo
Rio Grande 
     O Riograndense fez a melhor campanha da segunda fase, com 22 pontos ganhos em trinta disputados. O Periquito de Santa Maria apostou em uma comissão técnica jovem e competente, formada pelo treinador Rodrigo Bandeira e pelo preparador físico Rafael Dias. O time tem como destaque o atacante Thiago DUarte, que disputou o Gauchão pelo Pelotas. Time base: Jair; Paulão, Morelli e Vinícius Kaiser; Cleiton, Rangel, André Tereza, Adílson e Luís Fernando; Fabio Alemão e Tiago Duarte. O Riograndense joga no histórico estádio Eucaliptos (inaugurado em 1935), que neste ano vem recebendo grandes públicos, como na vitória por 2 a 0 sobre o Panambi em 28 de abril (foto). 

    O Guarany de Bagé entra na fase semifinal apostando em sua tradição, na experiência da sua equipe e na força da sua torcida. O Guarany é o único clube do interior Bicampeão Gaúcho, com os títulos obtidos em 1920 e 1938 e já revelou grandes jogadores para o futebol brasileiro, como Calvet, Saulzinho, Branco, Luiz Fernando Rosa Flores e André Luiz. O Índio Centenário tem uma diretoria abnegada e o ex-goleiro Oswaldo Rolim de técnico. O time base tem Goico, Leandro Magrão, Ilson e Darzoni; Edinho, Tiago Coelho, Fabrício e Carlinhos; Dudu, Leandro Kível e Michel. Na foto, jogadores comemoram o gol da classificação na vitória por 2 a 1 domingo sobre o Sport Club Rio Grande no estádio Estrela D’Alva.

     O Brasil de Farroupilha vem investindo forte no futebol desde o início da temporada passada. O clube é comandado pelo empresário Flávio Cortiana em sistema de futebol-empresa. O time tem o ótimo técnico André Luiz e destaques como Maicon Sapucaia, Sandro Sotilli, o centroavante Gavião e Russo, ex-lateral-direito da Seleção Brasileira. É o meu favorito ao acesso.  O time base tem  Roger; Russo, Jean, Rafael Lopes e Fabinho; Rodrigo Dias, Tiago Rocha (Eduardinho), Maicon Sapucaia e Kito; Gavião e Sandro Sotilli. A classificação foi obtida com a vitória por 3 a 1 sobre o Cerâmica domingo em Gravataí (foto).

    O Esporte Clube Cruzeiro, o clube do meu coração, tem a tradição de 97 anos de uma história gloriosa que contém a pioneira excursão de um clube gaúcho à Europa em 1953, a segunda excursão ao velho mundo em 1960, o título do Torneio da Páscoa na Alemanha em 1960, o título do Torneio Internacional de Mar del Plata, na Argentina, em 1961, uma longa excursão à América Central ainda na década de 60 e dois títulos estaduais. O Cruzeiro foi Campeão Gaúcho no distante 1929 e Campeão da Copa Governador (hoje Copa FGF) em 1970. Porém, desde então, há longos 40 anos, o clube caiu muito e agora vive uma nova fase. O Cruzeiro vem numa restruturação desde 2005 e começa a colher os frutos. O planejamento estratégico do Cruzeiro prevê o clube na primeira divisão e com novo estádio até o centenário cruzeirista em 2013. O planejamento vem sendo cumprido pela diretoria comanda pelo presidente Dirceu Castro e a tendência é que isto realmente ocorra. O elenco atual tem 11 jogadores do grupo que foi Vice-Campeão Gaúcho de Juniores em 2008, mesclado com atletas experientes como Terrão, Rogério Patrola, Leandro Nunes e o centreoavante Adriano. No comando, o excelente técnico Benhur Pereira, que está há um ano no comando do estrelado. Ao seu lado, Marcelo Duarte comanda a preparação física de um time que corre os 90 minutos. A base é formada por Fabio; Alex Herber, Leo, Sandro Müller e Rogério Patrola; Leandro Nunes, Almir, Faísca e Diego Torres; Jo e Alex Goiano.
     O Clube Esportivo Lajeadense, assim como o Cruzeiro, passa por uma nova e crescente fase. O tradicional Alvi-Azul irá completar 100 anos na próxima temporada e vem apostando na formação de jogadores e na administração profissional do presidente Nilson Giovanella. O comando do futebol é do ex-jogador Everton Giovanella, ex-Inter, que atuou 10 anos na Espanha. Em campo, Luiz Freire comanda a equipe há 18 meses. Os destaques são Piccinin, Celsinho e Lucas. O Lajeadense está jogando no estádio Florestal, já vendido, mas em 2011 irá inaugurar o seu novo estádio, já em obras. A torcida tem comparecido em grande número, como no empate em 0 a 0 com o Cruzeiro no dia 5 de maio (fotos). O time base tem Gallas; Celsinho, Gonçalves,Gabriel e Castiano (Segatto); Cris Beato, Mateus, Piccinini e  Marquinhos; Lucas e Robert (Maycon).
    O Esporte Clube Passo Fundo voltou forte neste ano. O time tem o artilheiro Adão e trocou de técnico na penúltimo rodada da fase anteior, após derrota em casa para o Riograndense. Bebeto Rosa foi demitido e Paulo Henrique Marques assumiu a ingrata missão de vencer o último jogo em Três Passos para buscar a classificação e o time vermelho do Plantão Central obteve de forma heróica a sua vaga.  O estádio do Passo Fundo, o Vermelhão da Serra (foto), é um dos melhores do Estado.
 
        Para acirrar ainda mais esta centenária rivalidade, Sport Club Rio Grande e Sport Club São Paulo estão classificados para a fase semifinal e ficaram no mesmo grupo. Os dois clubes de Rio Grande terão pela frente o Lajeadense e o Passo Fundo no sonho de recolocar a cidade no mapa da elite do futebol gaúcho. São dois campeões Estaduais, o Sport Club Rio Grande, o Vovô, o mais Velho do Brasil, foi campeão em 1936, e o São Paulo, o time do povo em Rio Grande, foi campeão Gaúcho em 1933 e possui uma das maiores e mais fanáticas torcidas do interior do Estado.
      O São Paulo conta com a força da sua fiel e fanática torcida, que chega a colocar sete mil pessoas por jogo no estádio Aldo Dapuzzo. Os destaques do time são o volante Wagner Rincon, o meia Mazinho e os atacantes Bruno Garcia e Cortez. O técnico é Paulo Afonso Coelho, o Leco, que tem este time base (foto abaixo): Douglas; Mateus, Silva, Alberto e Alex; Wagner Rincon,  Emerson Dantas, Mazinho e Cortez; Felipinho (Cristian Fabian) e Bruno Garcia.

    O Rio Grande é treinado pelo ex-ponteiro Toquinho. O time basé (foto acima) é Patrick; Mano, Carlão e Fogolari; Maicon, Igor, Robson, Jorginho e Dudu Branco; Roberto (Jeferson) e Mano Garcia. Os destaques são o artilheiro Mano Garcia e o experiente zagueiro Carlão. O Vovô vem investindo forte na estrutura e há dois anos vem crescendo no cenário do futebol gaúcho. O Vovô aposta na estrutura para chegar ao quadrangular final.
   A fase semifinal começa nesta quarta-feira com três jogos: São Paulo x Lajeadense, Passo Fundo x Rio Grande e Brasil de FArroupilha x Riograndense. Na quinta-feira, às 15h, ao vivo pela TVCOM, tem Cruzeiro x Guarany de Bagé.

Crédito das fotos: Assessorias de Imprensa e sites de S.C.Rio Grande, S.C. São Paulo, C.E. Lajeadense, E.C. Cruzeiro, F.C.Riograndense e Guarany F.C. Foto do jogo Cerâmica e Brasil do amigo Sandro Vinciprova, do Correio de Gravataí, e a foto de arquivo do estádio Vernelhão da Serra.